Polímeros de Engenharia: quais são os benefícios e para quais aplicações são indicados

 em Polímeros de Engenharia

Os polímeros de engenharia são uma consequência da indústria do plástico que se desenvolveu rapidamente graças à solidez e infraestrutura instalada do setor petroquímico mundial.

O termo polímeros de engenharia é um tanto abrangente, inclui um grande número de polímeros com aplicações de engenharia. Em termos mais simples, inclui polímeros que combinam as propriedades estruturais dos metais com a facilidade de processamento e as características químicas dos plásticos.

Quais são as aplicações dos polímeros de engenharia?

Essas propriedades, em combinação com a economia do processamento de termoplásticos, permitiram que os polímeros de engenharia se tornassem substitutos de metais e ligas em uma variedade de aplicações e fossem usados ​​como materiais exclusivos em aplicações de exposição eletrônica, térmica, médica e química.

Polímeros de engenharia incluem pelo menos seis classes de plásticos:

• Acetais
• ABS
• Policarbonatos
• Éteres e óxidos de polifenileno
• Poliamidas (nylons)
• Poliésteres termoplásticos

Outros plásticos, como o polipropileno, também encontraram aplicações de engenharia. Também estão incluídos polímeros com propriedades mecânicas e térmicas rigorosas, conhecidos coletivamente como polímeros de engenharia de alto desempenho. Este último grupo envolve materiais como: Sulfetos de Polifenileno, Polietercetonas, Polissulfonas, Polímeros de Cristal Líquido e Poliimidas. Esses são os materiais que, juntamente com as resinas térmicas, também são utilizados como matrizes para a fabricação de compósitos.

Propriedades mecânicas dos polímeros de engenharia

A relevância dos polímeros de engenharia como materiais substitutos para metais e ligas se deve em grande parte em suas propriedades mecânicas. Um padrão comumente usado para medir as propriedades mecânicas desses materiais é a resistência à tração e à flexão (capacidade de sustentar forças de tração e rigidez). Essas propriedades são críticas para aplicações de engenharia.

A estabilidade dimensional é outro requisito para polímeros de engenharia usados ​​em aplicações térmicas. Ele mede as mudanças de comprimento e volume resultantes de mudanças de temperatura, umidade, fluência ou como resultado de encolhimento pós-processamento. Polímeros de engenharia e de alto desempenho têm estabilidade dimensional consideravelmente melhor do que plásticos comuns, mas frequentemente ficam aquém dos requisitos para aplicações exigentes.

Se sua empresa tem demandas de produtos feitos em polímeros de engenharia, a Imperplast pode ajudar você. Entre em contato hoje mesmo e vamos encontrar as melhores soluções para as suas necessidades.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

polímeros de engenhariaPolímeros usinados de alto desempenho na linha agrícola